segunda-feira, 30 de maio de 2022

SAÚDE FÍSICA/PSÍQUICA NO TRABALHO - Quais as principais doenças ocupacionais psicossociais?

 Você sabe o que são doenças ocupacionais psicossociais e como elas afetam os servidores?

Esse tipo de problema, geralmente, interfere negativamente no rendimento e na produtividade.

A falta de atenção dos gestores a essa questão é um dos principais motivos para que tais doenças apareçam no ambiente do trabalho. Mostraremos a definição de doenças ocupacionais psicossociais, porque elas aparecem e como reverter essa situação. Acompanhe!

O que são doenças ocupacionais psicossociais?

Os servidores dedicam a maior parte do seu dia ao trabalho, certo? Sendo assim, esse ambiente, bem como a relação com os colegas e gestores, tem total influência sobre a sua qualidade de vida e convívio social.

Desse modo, as condições de trabalho que um servidor é submetido podem afetar diretamente sua saúde física e, principalmente, a psicológica. O desequilíbrio entre os elementos que convivem diariamente com ele acaba gerando problemas como estresse e outras doenças ocupacionais psicossociais.

Podemos afirmar que esse tipo de condição é um problema causado pelo ambiente de trabalho, gerando uma série de reações biológicas ou psicológicas que levam ao adoecimento do servidor. Além de conhecer o conceito, é importante ficar atento aos principais sintomas das doenças ocupacionais psicossociais, como:

  • estresse em excesso e, em muitos casos, sem motivo aparente;
  • falta de motivação para tarefas mais complexas;
  • redução da produtividade;
  • cansaço sem motivo aparente;
  • dificuldades para se concentrar em determinadas tarefas;
  • falta de vontade para interagir com os colegas.

 

 Como e por que elas aparecem no ambiente de trabalho?

As doenças ocupacionais de ordem psicológica, assim como algumas físicas, podem demorar anos para se manifestar. Geralmente, as pessoas conseguem se ajustar bem aos ambientes psicologicamente insalubres, entretanto, existe um limite para essa adaptação.

Após alguns meses ou, até mesmo, anos, a pessoa pode começar a desenvolver os sintomas de forma lenta, leve e silenciosa. Com o tempo, eles tornam-se mais evidentes e passam a prejudicar o seu rendimento profissional e vida pessoal.

As condições aparecem devido a motivos diversos. Esses elementos que servem como base para o desenvolvimento de doenças ocupacionais psicossociais são muito presentes na maioria dos órgãos — por isso o problema é tão preocupante e merece muita atenção.

Confira as principais causas:

  • atividades diárias repetitivas;
  • alto grau de responsabilidade;
  • volume intenso de tarefas;
  • ritmo acelerado de trabalho;
  • prazos mais curtos;
  • pressão por parte dos superiores, entre outras;

 

  • Condições financeiras desfavoráveis.

Quais são os principais tipos?

Agora que você entendeu o que são doenças ocupacionais psicossociais e como elas surgem em seu trabalho, mostraremos quais são os seus principais tipos.

Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout é caracterizada pelo esgotamento mental e físico de uma pessoa. Geralmente, quando o trabalho é muito desgastante e o servidor passa a viver em estado constante de tensão, estresse e irritabilidade, podemos considerar a hipótese desse quadro.

Depressão

Negligenciada por muitas pessoas, a depressão é um dos exemplos mais clássicos de doenças ocupacionais psicossociais. No âmbito do ambiente do trabalho, ela caracteriza-se pela perda de prazer na realização de determinadas atividades, desânimo, tristeza profunda e desmotivação.

A condição ocorre, principalmente, quando o servidor não se sente capaz de realizar as atividades que lhe são solicitadas, além de outros fatores ambientais ou externos.

Síndrome do Pânico

A Síndrome do Pânico é um tipo de transtorno de ansiedade que pode ser desencadeada por problemas no ambiente de trabalho. Ela caracteriza-se por momentos de estresse extremo em que o indivíduo acredita que pode ocorrer algo ruim.

Os sintomas incluem sudorese, aceleração dos batimentos cardíacos, angústia, falta de ar, entre outros. Essas situações podem ocorrer em momentos de estresse durante o trabalho ou, até mesmo, em situações de calmaria.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Esse tipo de transtorno é muito comum em pessoas que trabalham em situações de risco ou perigo real. Os sintomas podem surgir após ocorrências tensas, como um acidente que aconteceu com o próprio servidor ou com um colega, mesmo que ele não tenha sequer assistido ao fato.

Ansiedade Generalizada

A Ansiedade Generalizada nos ambientes de trabalho é um transtorno caracterizado por uma preocupação excessiva e constante sem motivos aparentes. O servidor diagnosticado com esse tipo de problema passa a maior parte do seu dia com sintomas parecidos com o da Síndrome do Pânico, porém, nesses casos, eles são menos intensos e mais duradouros.

Em muitos casos, ele tem consciência de que sua preocupação é maior que o necessário, mas não consegue controlar sua ansiedade. Por isso, é necessário procurar por tratamento psicológico para ter o problema solucionado.

 Quais são os prejuízos causados ao colaborador e ao órgão?

Os prejuízos que as doenças ocupacionais psicossociais geram são inúmeros. Isso porque elas podem afetar diretamente a vida particular do servidor, bem como do seu órgão.

O servidor que sofre desse tipo de problema tem uma queda abrupta em sua produtividade. Além disso, passa a realizar atividades sem a devida atenção, preocupado com questões diversas que não têm relação com a tarefa que desenvolve naquele momento.

Apesar de os sintomas se manifestarem no servidor, o órgão, com o passar dos dias, é severamente atingido, independentemente do cargo em que desempenha as suas atividades.

Como exemplo, muitos órgãos trocam a pessoa de setor ou, simplesmente, a isolam em algum departamento. Entretanto, quando o problema não é tratado em sua causa, outro servidor também corre o risco de passar pelo mesmo, em pouco tempo.

Como resolver esse problema?

Geralmente, essas doenças são resolvidas com ações práticas e, principalmente, com o apoio de profissionais especializados. Um gestor, mesmo com todo o conhecimento que tem, dificilmente saberá identificar as situações que podem gerar esse tipo de problema em seus servidores.

Sendo assim, uma das principais ações a serem adotadas é contar com o apoio da medicina/psicologia clínica e ocupacional especializada. Dessa forma, as situações que geram as doenças ocupacionais, físicas ou psicológicas serão identificadas e revertidas.

Para concluir, é interessante deixar registrado que, atualmente, existem determinados órgãos, como o Tribunal de Contas de Alagoas, que têm em seus quadros, especialistas nesse tipo de trabalho. Eles possibilitam que o gestor identifique as situações que possam gerar doenças ocupacionais psicossociais e, em seguida, fazer com que tais quadros sejam devidamente tratados.

Adaptado por Carlos Volney Alves Leite – Psicólogo Organizacional e do Trabalho

Foto do almoço das comemorações dos 70 anos

Esta foto é do dia 1º de maio de 2024. Filhos, filha, nora, neta. no almoço.