Você sabe o que são doenças ocupacionais psicossociais e como elas afetam os servidores?
Esse tipo de
problema, geralmente, interfere negativamente no rendimento e na produtividade.
A falta de atenção
dos gestores a essa questão é um dos principais motivos para que
tais doenças apareçam no ambiente do trabalho. Mostraremos a definição de
doenças ocupacionais psicossociais, porque elas aparecem e como reverter
essa situação. Acompanhe!
O que são doenças
ocupacionais psicossociais?
Os servidores
dedicam a maior parte do seu dia ao trabalho, certo? Sendo assim, esse
ambiente, bem como a relação com os colegas e gestores, tem total influência
sobre a sua qualidade de vida e convívio
social.
Desse modo, as
condições de trabalho que um servidor é submetido podem afetar diretamente
sua saúde física e,
principalmente, a psicológica. O desequilíbrio entre os elementos que convivem
diariamente com ele acaba gerando problemas como estresse e outras
doenças ocupacionais psicossociais.
Podemos afirmar que
esse tipo de condição é um problema causado pelo ambiente de trabalho, gerando
uma série de reações biológicas ou psicológicas que levam ao adoecimento do servidor. Além
de conhecer o conceito, é importante ficar atento aos principais sintomas das
doenças ocupacionais psicossociais, como:
- estresse em excesso e, em muitos casos, sem motivo aparente;
- falta de motivação para tarefas mais complexas;
- redução da produtividade;
- cansaço sem motivo aparente;
- dificuldades para se concentrar em determinadas tarefas;
- falta de vontade para interagir com os colegas.
As doenças
ocupacionais de ordem psicológica, assim como algumas físicas, podem demorar
anos para se manifestar. Geralmente, as pessoas conseguem se ajustar bem
aos ambientes psicologicamente insalubres, entretanto, existe um limite para
essa adaptação.
Após alguns meses
ou, até mesmo, anos, a pessoa pode começar a desenvolver os sintomas de forma
lenta, leve e silenciosa. Com o tempo, eles tornam-se mais evidentes e
passam a prejudicar o seu rendimento profissional e vida pessoal.
As
condições aparecem devido a motivos diversos. Esses elementos que servem
como base para o desenvolvimento de doenças ocupacionais psicossociais são
muito presentes na maioria dos órgãos — por isso o problema é
tão preocupante e merece muita atenção.
Confira as
principais causas:
- atividades diárias repetitivas;
- alto grau de responsabilidade;
- volume intenso de tarefas;
- ritmo acelerado de trabalho;
- prazos mais curtos;
- pressão por parte dos superiores, entre outras;
- Condições financeiras desfavoráveis.
Quais são os
principais tipos?
Agora que você
entendeu o que são doenças ocupacionais psicossociais e como elas surgem em seu
trabalho, mostraremos quais são os seus principais tipos.
Síndrome de Burnout
A Síndrome de
Burnout é caracterizada pelo esgotamento mental e físico de uma pessoa.
Geralmente, quando o trabalho é muito desgastante e o servidor passa a viver em
estado constante de tensão, estresse e irritabilidade, podemos considerar a
hipótese desse quadro.
Depressão
Negligenciada por
muitas pessoas, a depressão é um dos exemplos mais clássicos de doenças
ocupacionais psicossociais. No âmbito do ambiente do trabalho, ela caracteriza-se
pela perda de prazer na realização de determinadas atividades, desânimo,
tristeza profunda e desmotivação.
A condição ocorre,
principalmente, quando o servidor não se sente capaz de realizar as atividades
que lhe são solicitadas, além de outros fatores ambientais ou externos.
Síndrome do Pânico
A Síndrome do Pânico
é um tipo de transtorno de ansiedade que pode ser desencadeada por
problemas no ambiente de trabalho. Ela caracteriza-se
por momentos de estresse extremo em que o indivíduo acredita que pode ocorrer
algo ruim.
Os sintomas
incluem sudorese, aceleração dos batimentos cardíacos, angústia, falta de
ar, entre outros. Essas situações podem ocorrer em momentos de estresse durante
o trabalho ou, até mesmo, em situações de calmaria.
Transtorno de
Estresse Pós-Traumático
Esse tipo de
transtorno é muito comum em pessoas que trabalham em situações de risco ou perigo
real. Os sintomas podem surgir após ocorrências tensas, como um acidente
que aconteceu com o próprio servidor ou com um colega, mesmo que ele
não tenha sequer assistido ao fato.
Ansiedade
Generalizada
A Ansiedade
Generalizada nos ambientes de trabalho é um transtorno caracterizado por uma
preocupação excessiva e constante sem motivos aparentes. O servidor
diagnosticado com esse tipo de problema passa a maior parte do seu dia com
sintomas parecidos com o da Síndrome do Pânico, porém, nesses casos, eles são
menos intensos e mais duradouros.
Em muitos casos, ele
tem consciência de que sua preocupação é maior que o necessário, mas não
consegue controlar sua ansiedade. Por isso, é necessário procurar por
tratamento psicológico para ter o problema solucionado.
Os prejuízos que as
doenças ocupacionais psicossociais geram são inúmeros. Isso porque elas
podem afetar diretamente a vida particular do servidor, bem como do seu órgão.
O servidor que sofre
desse tipo de problema tem uma queda abrupta em sua produtividade. Além
disso, passa a realizar atividades sem a devida atenção, preocupado com
questões diversas que não têm relação com a tarefa que desenvolve naquele
momento.
Apesar de os
sintomas se manifestarem no servidor, o órgão, com o passar dos dias, é
severamente atingido, independentemente do cargo em que desempenha as suas
atividades.
Como exemplo, muitos
órgãos trocam a pessoa de setor ou, simplesmente, a isolam em algum departamento.
Entretanto, quando o problema não é tratado em sua causa, outro servidor também
corre o risco de passar pelo mesmo, em pouco tempo.
Como resolver esse
problema?
Geralmente, essas
doenças são resolvidas com ações práticas e, principalmente, com o apoio de
profissionais especializados. Um gestor, mesmo com todo o conhecimento que tem,
dificilmente saberá identificar as situações que podem gerar esse tipo de
problema em seus servidores.
Sendo assim, uma das
principais ações a serem adotadas é contar com o apoio da medicina/psicologia clínica
e ocupacional especializada. Dessa forma, as situações que geram as doenças
ocupacionais, físicas ou psicológicas serão identificadas e revertidas.
Para concluir, é
interessante deixar registrado que, atualmente, existem determinados órgãos,
como o Tribunal de Contas de Alagoas, que têm em seus quadros, especialistas
nesse tipo de trabalho. Eles possibilitam que o gestor identifique as
situações que possam gerar doenças ocupacionais psicossociais e, em seguida,
fazer com que tais quadros sejam devidamente tratados.
Adaptado por Carlos
Volney Alves Leite – Psicólogo Organizacional e do Trabalho
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